05 PALESTRAS DO TED PARA PAISAGISTAS, URBANISTAS E AMANTES DA NATUREZA

Inicialmente, é bom informar que "as palestras do TED ou TED Talks são pequenos vídeos de apenas 20 minutos que mostram introduções a assuntos interessantes ou inovadores em várias partes do mundo. Esses circuitos de palestras acontecem anualmente em diversos países e trazem pessoas renomadas para falar brevemente e de forma descontraída sobre seu trabalho" (Fonte dessa definição: <https://www.thebrief.com.br/empreendedorismo/92371-10-palestras-ted-mudar-vida.htm>. Acesso em: 30/04/2018).
A equipe do Mercado do Paisagismo separou cinco palestras muito interessantes sobre Paisagismo, Urbanismo, Natureza e outros assuntos correlacionados. Não deixem de assisti-las. São excelentes e diversificadas! Se tiverem dificuldade, ativem suas legendas em português.


A MATEMÁTICA DA NATUREZA - Uma excelente palestra do paisagista Pierre Martin, que fala sobre a Ecologia da Paisagem.


07 PRINCÍPIOS PARA CONSTRUIR CIDADES MELHORES. Palestra do arquiteto Peter Calthorpe, um dos pioneiros nas abordagens sobre o Novo Urbanismo. Ótimas lições para aqueles que planejam cidades e grandes espaços urbanos. Adoramos quando ele menciona a necessidade de "fertilização cruzada" e de "integração de interesses".


COMO CULTIVAR UMA FLORESTA EM ÁREA URBANA OU PARTICULAR. O ecoempreendedor Shubhendu Sharma fala sobre miniflorestas em áreas urbanas ou particulares. Adoramos esse assunto. Imperdível! Eis uma frase importante dele: "uma floresta pode ser uma parte integrada com a experiência urbana". Construir florestas de forma profissional é uma enorme tendência no mercado de paisagismo.

COMO A AGRICULTURA URBANA ESTÁ TRANSFORMANDO DETROIT. A fazendeira Devita Davson é extremamente otimista e inspiradora. Fala com muito conhecimento sobre pequenas histórias de agricultura urbana. Ela afirma que, atualmente, a cidade norte-americana de Detroit tem 1,5 mil hortas e fazendas distribuídas por toda sua área. Comenta, por exemplo, sobre Oakland Avenue Farms, na Ala Norte de Detroit, que combina arte, arquitetura, ecologia sustentável e novas formas de mercado. Mostra experiências urbanas que diminuíram a criminalidade local. Muito legal! 
Observem que a equipe do Mercado de Paisagismo considera que falar de paisagismo não é tratar apenas de cultivo de plantas ornamentais. E por que não conciliar ideias de forma harmônica e bela? Florestas, pomares e hortas cercadas por plantas com efeito ornamental. Por que não? O paisagismo deve estabelecer o verde na vida das pessoas nas mais diversas formas. As cidades não devem ser apenas para as pessoas, mas também para a Natureza, a fim de que interações equânimes sejam restabelecidas para construção de estilos de vida realmente sustentáveis. O medo do novo deve ser superado para o bem de todos! Novas sementes precisam ser plantadas em nossas mentes.


COMO AS ÁRVORES CONVERSAM ENTRE SI. A ecologista e cientista Suzanne Simard apresenta, de forma simples e simpática, suas incríveis pesquisas. Será que as árvores conversam entre si? Esse é um assunto já bastante comentado em livros e pesquisas que, oportunamente, mencionaremos nesse blog. Entender esse assunto muda, realmente, nossa percepção sobre os ecossistemas das florestas. Vocês vão entender algumas ideias que inspiraram o belíssimo filme Avatar de James Cameron. A Natureza é mesmo enigmática. São tantos os segredos a serem desvendados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPER DICA DE JARDINAGEM - COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE MUDAS DE UM JARDIM ETC.

JARDINS DO SUL DA FRANÇA