03 VÍDEOS DE PAISAGISMO E DESIGN - DICAS DA SEMANA




 Hoje, a equipe do Mercado de Paisagismo separou alguns vídeos bem interessantes sobre os mais diversos assuntos relacionados ao Paisagismo e Design. Importante mencionar que nossas escolhas não são aleatórias. Somos profissionais do Paisagismo e, consequentemente, procuramos compartilhar com vocês apenas o que, de fato, atribuímos ter conteúdo correto e atualizado. Isso é muito positivo para todos.
                                         XERISCAPING -  PAISAGISMO EFICIENTE

De forma breve e objetiva, Filipe Boni dá ótimas dicas sobre Princípios de Xeriscaping. Sobre o assunto, recomendamos também que sejam analisados materiais (livros, vídeos etc.) sobre xerojardinagem e paisagismo sustentável.


                                                               TELHADO VERDE

Adoramos esse quadro do Canal Pura Arquitetura de Regina Padilha, que aborda o assunto de maneira simples, informativa e alegre. Sem dúvida, é um belo projeto de telhado verde residencial. Não deixem de assistir! Telhado verde, também conhecido como cobertura vegetal ou greenroof, é um assunto importantíssimo.

Em relação a sua aplicação nas cidades, o Mercado de Paisagismo está acompanhando a tramitação do Projeto de Lei nº 194/2015, que "altera a Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, para incluir, entre o conteúdo mínimo do plano diretor, normas de verticalização e ocupação para redução de impactos ambientais por meio da instalação de coberturas vegetadas (telhados verdes) e reservatórios de águas pluviais em edifícios". Existem outros projetos de lei no Congresso Nacional no sentido de estimular o uso dos telhados verdes nas cidades. As cidades de Recife, João Pessoa e Guarulhos estabeleceram, por exemplo, a obrigatoriedade de instalação de infraestruturas de tecnologia verde. Outras leis municipais foram aprovadas para dar incentivos fiscais nesses casos. É um assunto complexo, que merece toda atenção dos profissionais da área, a fim de que soluções viáveis sejam apresentadas a curto e médio prazo. Isso é um tema relevante que abordaremos com maior profundidade em outra oportunidade.

   
                                                PROJETOS DE JARDINS EM MADRI

Esse canal da paisagista espanhola Monique Briones chama atenção pelos detalhes. É claro que muitos princípios de paisagismo e design de outras países podem ser incorporados em nossa realidade. Paisagismo é uma expressão de arte e, consequentemente, não aceita limitações, obstáculos e dogmas. Um bom profissional de paisagismo explora diversas tendências e, com o tempo, cria sua própria identidade. Só alertamos para a necessidade de usar o bom senso no design, escolher as espécies de plantas ornamentais adequadas à região e, por fim, verificar os bens materiais  (mobiliário, insumos etc.) disponíveis no mercado local. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPER DICA DE JARDINAGEM - COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE MUDAS DE UM JARDIM ETC.

JARDINS DO SUL DA FRANÇA