SUPER DICA DE JARDINAGEM - COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE MUDAS DE UM JARDIM ETC.


Vejam agora uma grande dica do Mercado de Paisagismo para calcular, de forma correta, a quantidade de mudas necessárias à formação de um belo maciço ou cerca viva "dupla" de um mesmo tipo de planta no jardim. É um segredo para muitos jardinistas, que ajudará bastante todos aqueles que desejam comprar ou indicar a quantidade apropriada de plantas ornamentais para determinados espaços. Assim, para criar o aspecto de "fechamento rápido" ou densidade em áreas específicas do jardim é necessário que o interessado saiba de algumas informações importantes, quais sejam:

1) Diâmetro médio da copa da planta escolhida (diâmetro da planta);

2) Velocidade média de crescimento;

3) Como realizar o plantio de covas em "zigue-zague";

4) Quantidades de mudas por m².

Antes de explicar tudo isso, é bom alertar que essa solução não é a mais econômica, e sim aquela que se obtém grande impacto visual (ornamental) de forma mais rápida e eficiente. Já utilizamos essa metodologia e obtivemos ótimos resultados em alguns projetos paisagísticos (Exemplo: Plantio em zigue-zague de 12 mudas por m² de Triális ou Resedá-Amarelo, Galphimia brasiliensis, conforme figura abaixo).



O fechamento rápido de plantas em áreas específicas de um projeto e o estabelecimento de uma composição harmônica entre espécies de um jardim são recursos muito utilizados pelos grandes paisagistas. Pesquisem e percebam a beleza gerada pelos grandes agrupamentos de plantas de mesma espécie nos jardins cujo design foi premiado. No entanto, se desejarem economizar, substituam o plantio de covas em "zigue-zague" (item n° 03 - foto abaixo) pelo plantio linear  de covas. Quem decide são vocês!


Escolher uma planta ornamental não é algo tão fácil como muitos imaginam. Assim, antes de compra-la, sugerimos que procurem profissionais da área, pois eles poderão fornecer orientações preciosas sobre o tipo de uso paisagístico, preferência de luminosidade, tipo de solo,  ciclo vital, velocidade de crescimento da planta etc. Outra forma de ter o conhecimento necessário é estudar muito através de livros e da internet. Não sejam precipitados! Quantas vezes vocês já se perguntaram acerca da razão de uma planta não "vingar" ou "aguentar" muito tempo. Comprar planta ornamental inadequada é prejuízo na certa! 

Voltando ao assunto! Para obter as informações destacadas nos itens n° 01 e 02, recomendamos que procurem orientação profissional ou pesquisem em mais de uma fonte na internet ou em livros da área. Vejam os livros que já indicamos nesse blog.

Outra excelente opção para se obter, de forma prática, essas informações é comprar o aplicativo "Jardim Fácil" do Instituto Plantarum, que é uma incrível ferramenta de pesquisa, que traz diversos detalhes sobre plantas ornamentais, que foram colhidos pelo notável pesquisador Harri Lorenzi. Nele, você encontrará o diâmetro de copa e a velocidade de crescimento de cada planta (itens n° 01 e 02), entre outros dados relevantes. Vejam o vídeo sobre esse excelente aplicativo:


Após coletarem esses dados, vocês deverão acessar o site "http://bristle.com/brita/lacalc/" ou baixar o aplicativo gratuito de celular "LACalc". Eis o grande segredo! Nele, vocês encontrarão as formas de calcular a inclinação de terreno, a quantidade de terra, de cascalho e, especialmente, de mudas, de acordo com o diâmetro de copa de cada planta. É um aplicativo estrangeiro, que pode ser utilizado sem grandes dificuldades. E é sobre a forma de calcular a quantidade de mudas por m² (item n° 04) que trataremos de agora em diante.

                               Foto da logo do aplicativo. Fonte: http://bristle.com/brita/lacalc/

Para calcular a quantidade correta de mudas por m² (item n° 04), a fim de gerar o belo efeito de "fechamento rápido", é necessário que sejam cumpridas as seguintes etapas:


I) Entrem no site ou aplicativo (figura acima);


2) Substituam no campo "Units" a unidade referência para metro (metric);

 

 3) Selecionem a parte "Spacing Calculator";


4) E, por fim, coloquem no campo "Spacing" o diâmetro de copa da planta escolhida (espaçamento entre mudas). No campo "Area", especifiquem a área (m²) onde se pretende obter o fechamento de plantas de uma mesma espécie. A quantidade de mudas que você precisará comprar ou indicar será fornecida automaticamente no campo "#Plants". Alguns paisagistas ainda preferem indicar a compra de plantas com uma margem adicional de 10%, considerando a velocidade lenta de crescimento da espécie, bem como a possibilidade de algumas mudas não sobreviverem durante o seu transporte ou na fase inicial de plantio.

O exemplo acima citado da planta Triális (Galphimia brasiliensis) é bem interessante. Ela tem diâmetro de copa entre 20 a 30cm. Desse modo, a quantidade mínima de mudas para 3 m² é 33,33. Arredonde essa quantidade para 34 mudas para uma área de 3m². Testem! Vão obter ótimos resultados, desde que não se esqueçam de estabelecer harmonia dentro do jardim. Como obter harmonia no jardim será outro assunto a ser comentado do blog do Mercado de Paisagismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JARDINS DO SUL DA FRANÇA