A CULTURA DO VERDE


Empregar o verde na vida de uma pessoa é muito mais do que ler livros, estudar as nuances de paisagismo, botânica e jardinagem. Estudar sempre é essencial, mas também é preciso um ato de envolvimento direto com a Natureza, sem o qual inexiste efeitos benéficos imediatos sob o prisma individual ou coletivo.

Quando se extrai da Mãe Natureza muito mais do que recursos materiais, vislumbrando-se toda sua magnitude e "força", ocorre a conexão tão mencionada pelos espiritualistas e amantes da natureza. A partir desse contato direto, permite-se que o bem-estar instale-se, gradativamente, no corpo, na mente e na alma, promovendo-se uma transformação sutil do ser humano.

Veja-se que a cultura aqui mencionada não se resume a um conjunto de conhecimentos, mas também aos atos de cultivar plantas, preservar biomas e, especialmente, vivenciar o meio ambiente mediante uma parceria consciente e duradoura com a natureza. 

Com o simples ato de cuidar de um pequeno jarro de flores com carinho e atenção, já se pode dizer que existe o conceito que ora propomos. Tem gente que conversa com suas plantas, abraça árvores, medita e pratica yoga em bosques, estuda e brinca em jardins públicos, pinta paisagens, cria hortas e florestas urbanas, toma banho de cachoeira, surfa entre as ondas, faz orações e reiki em plantas e animais, executa projetos paisagísticos etc. Todas são formas válidas de interação direta com a natureza, que geram evolução em diversos aspectos da vida.

A intenção do Mercado de Paisagismo não é esgotar esse assunto aqui, mas apenas gerar reflexão. Desejamos que todas as pessoas estabeleçam novas rotinas de vida saudável, que estejam associadas a um maior contato com a natureza. E isso é um processo de amadurecimento, que exige conscientização e comprometimento. Quando a gente se doa realmente ao verde, ele nos cura. 

Eis uma lista de vídeos sobre o assunto que recomendamos:

 Bela entrevista do Projeto Criança e Natureza com Terezinha Fogaça - O elo entre a natureza e a arte.

 Excelentes exemplos encontrados por Maíra Lemos sobre conexão com a natureza em espaços públicos.

 
Dicas maravilhosas de Cadu Cassau sobre como entrar em contato com a natureza. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPER DICA DE JARDINAGEM - COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE MUDAS DE UM JARDIM ETC.

JARDINS DO SUL DA FRANÇA